Vazamento de água em condomínio: Como resolver?

Pesadelo para moradores, síndico bem como para gestores, os vazamentos em condomínios representam o caso mais difícil de resolver. Isso porque esse problema pode ocorrer por diversos motivos e nos mais diversos locais. E seus efeitos podem prejudicar até mesmo o bloco inteiro. Por isso, saber como resolver vazamento de água em condomínio é fundamental.

Nesse artigo reunimos uma série de informações uteis sobre como localizar e resolver vazamentos desse tipo. Quer saber mais?

Então continue sua leitura e descubra agora quais prejuízos vazamentos em condôminos podem causar. E veja também como identificar e solucionar vazamento de água em condomínio!

Contrate a melhor Empresa Desentupidora de São Paulo! A Desentupidora HP é Referência em Desentupimento, Além de Fazer Orçamento Grátis! Ligue Agora e Agende uma Visita!

Quais são os prejuízos do vazamento de água em condomínios?

Além de causas perdas ambientais, o vazamento de água em condomínios causa um enorme prejuízo financeiro. No entanto, quando se trata de vazamentos em condomínios, o problema é ainda maior. Afinal, o vazamento não afeta só um, mas vários condôminos. E como em um condomínio existem muitas moradias e tubulações, detectar vazamento nesse local não é tão simples.

Apesar de ser um problema frequente, quando ocorre vazamento de água em condomínios sempre surge a questão: quem é o responsável pelo reparo?

Quem é o culpado pelo vazamento de água no condomínio?

Para descobrir o responsável pelo vazamento de água em condomínio é necessário contar com um profissional para analisar o problema. Além disso, o profissional analisará diversos pontos e também a rede de encanamento vertical e horizontal do condomínio. Por meio da rede encanamento é possível ter uma noção da origem do problema e o responsável.

Rede de encanamento vertical

A rede de encanamento vertical ou cano mestre, é responsável por conduzir água e esgoto entre os apartamentos e a rua. Por ser de uso comum do condomínio, quando ocorre vazamento de água nesta rede, a responsabilidade é do próprio condomínio. Inclusive, os danos causados nos apartamentos também devem ser reparados pelo condomínio.

Rede de encanamento horizontal

A rede de encanamento horizontal é composta por ramificações na própria unidade de apartamento. Dessa forma, ela é responsável por interligar chuveiro, pias, lavabo e outros. Quando o vazamento ocorre na rede horizontal, o morador é o responsável. Além disso, aqui é necessário ainda verificar se o problema está na própria unidade ou no vizinho.

Quais sinais indicam vazamento de água no condomínio?

Assim como os vazamentos que ocorrem em outros locais, o vazamento de água em condomínio também apresenta alguns indícios. Ficar atento aos sinais de vazamento é importante tanto para localizar o problema quanto para resolver de forma rápida o vazamento. No caso do vazamento de água em condomínio, os sinais são os seguintes:

  • Manchas nas paredes pelo condomínio;
  • Tinta das paredes com bolhas, mofo ou então bolor;
  • Paredes fofas e aspecto umedecida;
  • Reboco ou tinta “caindo aos pedaços”;
  • Manchas no forro, goteiras e poças de água no teto.
Vazamento de água em condomínio
Vazamento de água em condomínio

Como prevenir o vazamento de água em condomínios?

Apesar de poder ocorrer a qualquer momento por causas diversas, o vazamento de água em condomínio pode ser evitado. Neste caso, a manutenção preventiva se apresenta como a melhor solução para evitar o problema. A manutenção preventiva é feita por empresas especializadas em vazamentos e deve ser feita no mínimo uma vez por ano.

Além disso, existem equipamentos que você pode instalar com o hidrômetro do condomínio. E que servem para evitar o vazamento de água. Neste caso, se houver uma mudança na vaza de água, o aparelho alerta sobre o possível vazamento de água. Sendo assim, essas medidas ajudam a reduzir e evitar os prejuízos do vazamento em condomínios.

Como localizar vazamento de água no condomínio?

Diferentemente de vazamentos em residências, localizar o vazamento de água em condomínio não é uma tarefa tão simples. Isso porque, o problema pode ter diversas origens e neste caso, testes como o do hidrômetro não são eficientes.

Além disso, como afirmar que a mancha na parede vem do seu apartamento ou do vizinho através de “testes caseiros”?

Justamente por exigir uma análise precisa, o ideal é contar com uma empresa especialista em vazamentos para identificar o local exato do problema e corrigir o problema.

Saiba o procedimento localizar vazamento de tubulação no condomínio?

No caso de vazamento em tubulações, a empresa realiza a detecção do vazamento de água por meio do Geofone.  Conhecido também como caça vazamentos, o Geofone é um aparelho que funciona como um ultrassom.

Com isso, ao detectar o local do vazamento, o Geofone emite um som amplificado. Veja abaixo as vantagens desta solução:

  • Dispensa a quebra de pisos ou então de paredes;
  • Método seguro, rápido, assim como altamente preciso;
  • Identifica vazamentos externos e internos.

Aprenda a localizar vazamento de esgoto no condomínio!

No caso de vazamento de água na rede de esgoto, a empresa realiza a detecção do vazamento com vídeo inspeção. Neste processo, coloca-se um cabo com uma câmera na tubulação para tentar localizar o dano na tubulação, como rachados ou então quebra. Veja abaixo as vantagens de utilizar a vídeo inspeção em condomínios:

Veja o nosso vídeo no Youtube:

Veja como resolver? Contratando uma empresa especializada!

Assim como para localizar, para resolver o vazamento de água em condomínio é necessário contratar uma empresa desentupidora especializada. Além de localizar de forma precisa o local do vazamento de água em condomínio, uma empresa especializada resolve o problema de forma definitiva. Para isso, elas contam com profissionais capacitados e experientes.

Ao contratar uma empresa caça vazamento, um profissional irá se encaminhar até o local para avaliar a extensão do problema. Com isso, ele indicará a solução mais adequada para resolver o vazamento de água de forma eficiente, segura e ágil. Portanto, a solução ideal para vazamento de água em condomínio, é contratando uma empresa!

Quer uma Ajudinha  para Desentupir a Caixa de Gordura da em sua Casa?  Ligue agora para a Desentupidora Hidro Prime, serviço  24 horas com eficiência!

Conclusão

Diante do Exposto, foi evidenciado que vazamentos em condomínios é uma grande dor de cabeça, justamente pelo fato; de envolver muitas pessoas, definir culpados e sobretudo, decidir quem arcará com os custos de reparo. Por isso leve sempre as dicas de prevenção em consideração, já que em casos irreversíveis – como a infiltração de 5 ou mais apartamentos – será necessária a ação de profissionais de caça vazamentos. Por esse ponto de vista, chamar um especialista – como a Desentupidora Eminente – traz mais segurança e rapidez! Justamente pelo uso de equipamentos não convencionais.

Gostou do artigo? Ficou com dúvidas? Precisando de uma empresa especializada em vazamentos? Então, entre em contato conosco e solicite já um orçamento!

Veja também outros artigos relacionados:

5 formas de como desentupir vaso Sanitário
5 formas de como desentupir vaso Sanitário

 

 

 

 

 

 

Como Desentupir Ralo de Cozinha
Como Desentupir Ralo de Cozinha

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça Seu Orçamento Agora!