Como Desentupir Caixa de Gordura da Cozinha em 5 Passos

O entupimento sempre causa muitos transtornos, seja em residências ou então em estabelecimentos comerciais. Nestes locais, o entupimento da caixa de gordura causa mau cheiro. E pode até mesmo transbordar água, sendo prejudicial para esses ambientes e quem os habita. Por isso, saber como desentupir caixa de gordura da cozinha é fundamental!

E você, sabe como desentupir caixa de gordura? Ou então quais cuidados deve tomar para prevenir seu entupimento? Se a resposta for não, fique tranquilo.

Nesse artigo, preparamos um guia completo para ensinar a você sobre como desentupir caixa de gordura da cozinha com segurança. Confira!

Caixa de Gordura Entupida

O que é caixa de gordura?

A caixa de gordura é uma instalação que geralmente é feita de PVC. Ela possui a função de filtrar a água que vai para o encanamento da pia da cozinha.

A caixa de gordura se divide em dois compartimentos. No primeiro fica toda a gordura e resíduos provenientes da pia da cozinha. Já no outro compartimento, a água filtrada é liberada para o esgoto.

Para que a caixa de gordura da cozinha funcione corretamente, ela é projetada para ter uma determinada quantidade de água. Além disso, quando limpa periodicamente, a caixa de gordura evita que a gordura se acumule e desça para a rede de esgoto. Dessa forma, apenas a água vai para o esgoto e problemas maiores de entupimento são evitados.

O que causa o entupimento da caixa de gordura?

Com o tempo, a gordura liquida retida na caixa de gordura tende a se solidificar. E junto com os demais resíduos provenientes do encanamento da pia da cozinha pode acabar obstruindo a passagem de água.

Dessa forma, o entupimento da caixa de gordura é causado diretamente pelos resíduos que entram no ralo da pia da cozinha, como restos de alimentos, pedaços de plásticos, borra de café e também pelo mau habito de despejar óleo dentro do ralo da pia.

Como Desentupir Caixa de Gordura
Como Desentupir Caixa de Gordura

 

Como desentupir caixa de gordura da cozinha?

Para desentupir a caixa de gordura da cozinha não existe muitos métodos caseiros. Isso porque o entupimento é causado pelo acumulo de resíduos, principalmente de gordura solidificada. Então apenas uma limpeza é capaz de desentupir a caixa de gordura. Para isso, você pode seguir os 5 passos abaixo sobre como desentupir caixa de gordura da cozinha:

1.      Abra a caixa de gordura

Para começar o processo de como desentupir caixa de gordura da cozinha você deve acessar a caixa de gordura e abri-la. Geralmente a caixa de gordura fica localizada logo abaixo da pia da cozinha. Além disso, ao acessar a caixa de gordura é importante que você utilize equipamentos de proteção, como luvas de borracha até o antebraço e máscara.

2.      Retire os resíduos da caixa de gordura

O próximo passo sobre como desentupir caixa de gordura da cozinha é retirar toda a gordura solidificada. E também os demais resíduos que estejam na caixa de gordura. Esse processo pode ser feito com o auxílio de uma pá, saco plástico, peneira ou então de qualquer outro equipamento que ajude a retirar os resíduos, especialmente a gordura solidificada.

3.      Descarte corretamente os resíduos

Em muitos casos, a caixa de gordura volta a entupir justamente por conta do descarte incorreto de resíduos. Com isso, eles acabam voltando para a caixa de gordura. Por isso, é importante que você descarte no lixo orgânico toda a gordura solidificada e os resíduos retirados da caixa de gordura, sem devolver para o encanamento.

4.      Despeje água quente na caixa de gordura

A água quente é um importante aliado no processo de como desentupir caixa de gordura da cozinha. Isso porque ela é capaz de desgrudar a gordura presa na caixa de gordura e ajuda a remover os demais resíduos. Para isso, você deve despejar 2 litros de água quente diretamente dentro da caixa de gordura. Caso haja necessidade, você pode repetir o processo.

5.      Limpe a caixa de gordura

O último passo para desentupir caixa de gordura da cozinha é fazer uma boa limpeza na caixa de gordura. Para isso, você pode utilizar produtos de limpeza neutros. Além disso, na hora da limpeza você pode fazer uma mistura na água quente de 1 colher de bicarbonato de sódio com 1 copo de vinagre para despejar na caixa de gordura.

Como evitar o entupimento da caixa de gordura da cozinha?

Você pode evitar o entupimento da caixa de gordura medidas simples. Realizar o descarte correto do óleo de cozinha, assim como a manutenção periódica dos encanamentos são algumas delas. Além disso, vale dizer que a soda caustica também serve para desentupir tubulações e caixa de gordura. Mas, é preciso ter cuidado ao usar este produto.

Se usada incorretamente, a soda caustica pode provoca danos na tubulação ou então queimaduras na pele. Portanto, para não precisar utilizar os métodos acima de como desentupir caixa de gordura, você deve seguir as seguintes dicas:

  • Não jogar óleo no ralo da pia da cozinha;
  • Realizar a manutenção preventiva;
  • Não utilizar soda cáustica da forma incorreta. Na dúvida contate um especialista em desentupimento e peça orientações quanto ao uso dessa substância.

A caixa de gordura não desentupiu! E agora?

Se os passos acima de como desentupir caixa de gordura da cozinha não funcionaram no seu caso, então o ideal é buscar ajuda de uma empresa de desentupimento. Isso porque uma desentupidora possui técnicas modernas e produtos de qualidade para resolver qualquer tipo de entupimento de forma rápida e eficiente.

Além disso, os profissionais possuem capacitação adequada para identificar de forma precisa a real origem do problema. E para analisar os possíveis danos instaurados no local pelo entupimento.  Sendo assim, ao contratar uma desentupidora além da garantia do serviço, você poderá se livrar rapidamente do mau cheiro e demais transtornos causados pelo entupimento.

Portanto, estas são as principais formas de como desentupir caixa de gordura da cozinha! Gostou de conhecer os passos sobre como desentupir caixa de gordura? Quer saber mais sobre o serviço desentupimento?

Realizamos serviços de desentupimento de pias em geral, de vasos sanitários, rede de esgotos e caça vazamentos. Entre em contato conosco e solicite já um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça Seu Orçamento Agora!