Afinal, jogar papel higiênico no vaso sanitário é correto ou não? Em alguns países como os Estados Unidos, por exemplo, esta é uma prática muito comum.
Mas no Brasil, será que descartar papel higiênico direto na privada pode? É uma prática aceitável? Continue lendo esse artigo e descubra se essa prática é correta ou se está na hora de começar a mudar de hábitos para o bem da sua rede sanitária. Confira!
Papel higiênico no vaso sanitário: é certo ou errado?
De modo geral, podemos dizer que jogar papel higiênico no vaso sanitário é errado, pelos menos aqui no Brasil! Isso porque na Europa é comum jogar papel higiênico no vaso sanitário, pois a rede de esgoto desses países possuem capacidade para isso. Ao contrário do Brasil, que não possui um sistema de esgoto capaz de tratar uma grande quantidade de papel.
Portanto, isso significa que aqui no Brasil você até pode descartar papel higiênico no vaso sanitário, mas não é uma prática que se recomenda fazer; já que pode trazer problemas a tubulação, como o entupimento de esgoto.
Mas, caso você jogue o papel no vaso, o risco de entupimento é alto por falta de infraestrutura da rede de esgoto brasileira. Ou seja, se você quiser evitar entupimentos, então não jogue papel higiênico no vaso sanitário!
E o papel higiênico hidrossolúvel, pode jogar no vaso?
Por outro lado, considerando o aspecto ambiental, descartar papel higiênico no vaso sanitário é certo desde que seja o papel higiênico hidrossolúvel.
O papel higiênico hidrossolúvel nada mais é do que um papel que se degrada rapidamente no meio ambiente. Ou seja, ao ser descartado no vaso, as fibras de celulose são quebradas mais facilmente.
Dessa forma, esses pedaços de fibras são retidos nas fases de tratamento da rede de esgoto. E, assim, não contaminam o meio ambiente e não possui o risco de entupimento.
Com isso, o papel hidrossolúvel é visto como uma solução ecologicamente correta. E que serve para substituir as sacolinhas plásticas. Afinal, estas sacolas demoram cerca de 40 anos para se decompor, enquanto o papel leva apenas 4 meses.
Entretanto veja: O que usar para Desentupir Vaso Sanitário?; Descarga com Vaso Sanitário Aberto pode Disseminar Vírus, Alerta Pesquisa; 5 Formas de Como Desentupir vaso sem Desentupidor; Como Desentupir Vaso – 7 Formas Simples e Eficientes; Como desentupir vaso sanitário entupido com papel higiênico; Mistura Caseira para Limpar o Banheiro: Veja como fazer!
Existe alguma Lei a respeito do descarte de papel higiênico no vaso?
Na prática, não existe uma lei já definida, mas há um projeto de Lei (PL) que determina que estabelecimentos comerciais, alimentares e prédios de instituições públicas disponibilizem no banheiro papel higiênico hidrossolúvel ou duchas higiênicas. Dessa forma, o descarte do papel higiênico no vaso sanitário seria liberado nos estabelecimentos.
Apesar da polêmica, a PL 5349/19 não obteve grande aceitação por conta de questões sanitárias. Além disso, existem outros fatores que impedem a aprovação do projeto de lei sobre papel higiênico hidrossolúvel e consequentemente impede o descarte do papel higiênico no vaso sanitário. Com isso, a PL 5349/19 por enquanto anda na mesma, parada.
Quais fatores impedem a aprovação da PL 5349/19?
Os principais fatores que impedem a aprovação da PL 5349/19 e, consequentemente, não viabilizam o descarte de papel higiênico no vaso sanitário são:
Consumo maior de água
A primeira questão que impede de jogar papel higiênico no vaso sanitário é o consumo maior de água. Isso porque, ao descartar o papel no vaso será necessária uma descarga a mais, consumindo assim mais água.
Fazendo as contas, a diferença seria de cerca de 6 litros a mais por descarga, dobrando assim o consumo de água habitual de uma caixa acoplada de 6 litros.
Nesse caso, por exigir um consumo maior de água, o habito de jogar papel higiênico no vaso sanitário fica inviabilizado principalmente em casas periféricas.
Isso porque, nessas residências o consumo de água para necessidades básicas, como banho e alimentação é escasso. Além disso, infelizmente existem lugares onde a água nem sequer chega à população.
Assista o nosso vídeo no Youtube:
Aumento do gasto financeiro
A segunda questão que impede a aprovação da PL 5349/19 é o aumento do gasto financeiro. Por aumentar o consumo de água, consequente jogar papel higiênico no vaso sanitário também aumenta o valor da conta de água. Ou seja, enquanto você ajuda o meio ambiente evitando o uso de sacolas plásticas, você terá que pagar mais para descartar o papel na privada.
Apesar de parecer egoísta pensar no lado financeiro, essa questão deve ser levada em conta, principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil ao qual possui uma grande parcela da população que vive com uma renda mínima. Dessa forma, na prática, é mais barato e mais acessível descartar papel higiênico na sacola plástica na lixeira do que no vaso sanitário.
Risco maior de entupimento
A última questão que impede o descarte de papel higiênico no vaso sanitário é o risco maior de entupimento.
No entanto, esse risco não é por conta do papel higiênico hidrossolúvel, mas sim do descarte de outros tipos de papel e de outros objetos. Isso porque, por poder descartar de papel higiênico hidrossolúvel na privada, muitos pensam que outros itens também podem. E depois, torna-se necessária a ação de uma desentupidora de privada.
Com isso, a tendência é que aumento hábitos ruins que as pessoas já mantêm atualmente, como descartar fios de cabelo e tubos de pasta de dente na privada.
Além de descartar no vaso cotonete, bituca de cigarro, restos de sabonete, algodão, absorventes, preservativos e diversos outros itens. Como consequência, pode ocorrer os temidos entupimentos; e futuramente necessitar de uma empresa desentupidora.
Mas afinal, pode ou não pode jogar papel higiênico no vaso sanitário?
A melhor resposta para esta pergunta é Depende! O ideal seria descartar papel higiênico no vaso sanitário, pois assim o consumo de sacolas plásticas seria menor. E, consequentemente, isto traria benefícios ao meio ambiente. Mas, por conta das questões acima e por conta de no Brasil não haver um sistema de esgoto feito para suportar esse descarte, não se recomenda jogar papel higiênico na privada.
Se está pensando em adotar o habito de descartar papel higiênico no vaso sanitário, o ideal é que você procure saber se a rede de esgoto da sua casa é feita para isso.
Além disso, passe a utilizar somente papel higiênico hidrossolúvel e conscientize toda a sua família sobre a importância de descartar apenas papel higiênico no vaso sanitário.
Conclusão
Conclui-se então, que o simples ato de jogar o papel higiênico no vaso sanitário pode trazer problemas financeiros, e para a própria tubulação. Fato é que, num país como o Brasil, ainda não é possível adotar hábitos radicais como este, já que praticamente todos os sistemas de esgoto brasileiro é incapaz de receber tal resíduo.
E aí, gostou de entender a polêmica do papel higiênico no vaso sanitário? Então, compartilhe este post com seus amigos para que assim eles também fiquem por dentro do assunto!
Outros artigos: