Caixa de gordura: Veja o que é e como fazer a limpeza

Dentro do âmbito da construção civil existem diversos aspectos que só acabam sendo descobertos pelos cidadãos comuns quando surge algum tipo de problema ou certo incômodo. Fato é, que ao construir uma casa, diversos pontos referentes à construção vão ser de conhecimento apenas dos arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto, e dos profissionais que realizarão a obra. Desse modo, dispositivos como a caixa de gordura são simplesmente esquecidos e só reaparecem quando algo acontece. 

 

Caixa de gordura
Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre as caixas de gordura. | Foto: Freepik.

 

Tubulações, saída de esgoto, pontos de luz e caixas de gordura são alguns dos diversos aspectos que normalmente o cidadão comum não tem grande noção acerca de como funcionam e, às vezes, até mesmo não sabem o porque se utilizam esses dispositivos. Porém, realmente não é necessário que conheçamos todos os pontos e equipamentos presentes na nossa casa, uma vez que muitos deles podem ser extremamente complexos. No entanto, se você chegou até aqui, ou você tem algum problema com sua caixa de gordura, ou simplesmente está curioso sobre como esse dispositivo funciona, por isso confira abaixo. 

 

O que é caixa de gordura? 

A caixa de gordura é um dispositivo bastante importante para garantir a funcionalidade das tubulações de esgoto, e do escoamento de água. Isso se deve ao fato de que o seu principal objetivo é justamente armazenar a gordura que entra pelos ralos das pias e banheiros. Desse modo, a gordura eliminada é redirecionada para essa caixa que consegue fazer com que gordura não entre nas tubulações de esgoto e não seja eliminada pelo esgoto diretamente. 

 

Basicamente, a caixa de gordura é um espaço profundo e que possui uma parte de água armazenada, fazendo com que tudo aquilo que está sendo eliminado pelo esgoto passe por lá. Desse modo, tendo um espaço com água, tudo aquilo que for gordura e menos denso que a água vai naturalmente boiar e ir em direção a superfície. Assim, através de uma tubulação no fundo do dispositivo, só é eliminado aquilo que conseguiu ficar ao fundo, ou seja, que não é nenhum tipo de gordura. 

 

Qual a função da caixa de gordura? 

Esse dispositivo existe justamente para garantir uma maior eficácia no funcionamento das tubulações de esgoto. Você já deve ter armazenado óleo velho em casa por bastante tempo: nesse cenário, principalmente depois de usado, compostos como o óleo tendem a se tornar compostos solidificados e isso acaba prendendo na tubulação até um determinado momento em que a tubulação se fecha por completo ou de maneira considerável, a ponto de gerar um entupimento na saída de esgoto. 

 

Além disso, você já deve ter visto diversos casos de vazamentos de petróleo em bacias hidrográficas e toda a crise ambiental que isso gera, apesar do descarte de esgoto ser feito de uma maneira não muito correta do ponto de vista ambiental, quando ele é eliminado, quantidade considerável de óleos e gorduras caem diretamente na água, o que além de poder gerar diversos prejuízos ambientais, também pode dificultar até mesmo o tratamento desse esgoto. O óleo e a água não se misturam e por isso não devem receber o mesmo tipo de descarte. 

 

É necessário colocar caixa de gordura? 

A lei brasileira e os diversos códigos de obra espalhados por todos os municípios do país determinam que é sim necessário a instalação de uma caixa de gordura em todos os imóveis, sejam eles prediais, residenciais, ou comerciais. 

 

Apesar disso, a instalação pode variar um pouco, já que nas casas a caixa de gordura pode ser instalada na parte interna ou externa da casa (recomenda-se que possua fácil acesso e ventilação, portanto o lado externo é sempre a melhor opção). Em imóveis prediais, a instalação de uma caixa de gordura se dá para todas as unidades do edifício, mas por via de regra, normalmente é instalada uma caixa que comporta todas as unidades, e ela deve ser externa ao prédio. 

 

Qual é a frequência ideal para fazer a limpeza da caixa de gordura? 

A frequência ideal depende muito de como é realizado o consumo e a utilização dos espaços, quanto mais utilizado e de forma incorreta, maior a frequência que vai ser necessário o reparo. Por isso, em âmbito predial, a limpeza deve ocorrer trimestralmente, e em âmbito residencial, de modo semestral. 

 

Desse modo, há quase que uma garantia de que não haverá nenhum problema relacionado ao entupimento da caixa de gordura. 

 

Como limpar caixa de gordura?

É bastante simples de cuidar e fazer a manutenção da caixa de gordura, mas as condições que essa situação acaba apresentando, trazem uma repulsa em algumas pessoas em realizar esse processo de limpeza com frequência, uma vez que esse dispositivo acaba reunindo grande quantidade de matéria orgânica e inorgânica, e o processo de decomposição acaba acontecendo de maneira considerável ali dentro. 

 

Por isso, é recomendado a instalação externa desse dispositivo, e com isso, para limpar você precisa retirar manualmente, ou mecanicamente, a gordura que está armazenada ali. Desse modo, de maneira bastante manual, com auxílio de um recipiente plástico ou concha, você vai retirando a gordura que estará presente na superfície, e direcionando-a para o descarte através do lixo. 

 

Algumas caixas de gordura possuem dispositivos que podem auxiliar no processo, como os cestos de limpeza. Desse modo, você deve realizar a limpeza das paredes e dos equipamentos utilizados com uma esponja embebida em água e detergente, que vai ajudar a dissolver parte da gordura mesmo que esteja mais solidificada. 

 

Materiais para fazer a limpeza de caixa de gordura 

 

1. Luvas de borracha: Você deve evitar ao máximo o contato direto com a pele, já que você não sabe ao certo o que pode ter ali dentro. 

2. Máscara: A máscara é para impedir que qualquer resíduo respingue no rosto, mas também que você acabe inalando em grande quantidade os gases liberados com a abertura da tampa da caixa. 

3. Roupas velhas: Usar roupas velhas é uma ótima ideia, afinal, o risco de se sujar é muito grande, e pode ser que depois disso você  não consiga mais retirar a sujeira sem danificar diretamente as roupas. 

4. Botas de borracha: As botas de borracha são necessárias para caso você precise entrar no reservatório de gordura. 

5. Saco de lixo resistente: É necessário para armazenar a gordura removida. 

6. Chave de fenda ou pé de cabra: Vai ser utilizado para conseguir realizar a abertura da tampa da caixa de gordura. 

7. Esponja: Deve ser utilizada na limpeza dos equipamentos e do local.

8. Espátula: Pode ser utilizada na raspagem e remoção das sujeiras mais difíceis.

9. Detergente neutro e água: Vai atuar diretamente na dissolução da gordura.

 

Agora que você já sabe o que é e como limpar caixa de gordura, é importante entender que na maior parte dos casos, contratar profissionais na área acaba sendo a solução mais viável para sua saúde, e também para o seu conforto. Com isso, faço o convite para que você conheça o site da Desentupidora Eminente. Lá, você encontrará serviços de desentupimento de encanamento e diversas outras opções de serviços, e também informações sobre como a empresa atua, preços, informações gerais e muito mais. Para saber mais, clique aqui

× Peça Seu Orçamento Agora!